Prefeitura inaugura UPA 24 horas e Base do SAMU na Região Sul no dia 19 de fevereiro

A UPA Sul funcionará diariamente e a expectativa é de que sejam atendidos em média cerca de 300 pacientes por dia A Prefeitura de Caraguatatuba inaugura na próxima quarta-feira (19/02) mais uma importante obra que visa o atendimento de saúde da população.

A partir das 17h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Sul passa a funcionar para atendimento de urgência e emergência no bairro Perequê-Mirim. A UPA Sul funcionará diariamente e a expectativa é de que sejam atendidos em média cerca de 300 pacientes por dia ou 9 mil atendimentos/mês. #PraCegoVer: Dois funcionários da UPA SUL preparando uma maca dentro de uma das salas da Unidade (Foto: Divulgação / PMC) Prefeitura de Caraguatatuba O espaço contará com dois médicos clínicos 24 horas, pediatra em esquema de 12 horas por dia e um médico emergencista 24 horas.

A unidade contará ainda com oito leitos de observação adulto, dois leitos de observação infantil e um leito de isolamento. Haverá também serviços de exames de raio-x e laboratoriais.

O atendimento obedecerá a classificação de risco, o que significa que não será por ordem de chegada, mas sim por gravidade.

Além disso, a unidade contará com uma farmácia para os pacientes com funcionamento das 17h às 7h da manhã em dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados.

Estes horários foram definidos justamente para cobrir os horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão fechadas e o paciente não consegue saber da UPA para buscar medicamentos. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é que o paciente já saia da unidade com os medicamentos em mãos para continuidade imediata do seu tratamento até a consulta com seu médico na UBS de referência. Samu Além da UPA 24 horas, a Região Sul ganha uma Base Descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

A base do Samu está pronta com todas as suas dependências conforme rege a legislação.

A equipe que ficará na base da é a USB 7A (Unidade de Suporte Básico de Vida).

A equipe que hoje se encontra na base Porto Novo (Subprefeitura) USB 7ª com técnico de enfermagem e condutor socorrista vai para a base nova. A estrutura da nova base conta com dormitório masculino, feminino, banheiro e cozinha.

Além disso, no local tem garagem coberta para duas ambulâncias e ambiente para higienização das ambulâncias; expurgo para descarte e higienização de materiais. As ocorrências registradas nesta região serão encaminhadas para UPA Sul, dependendo da complexidade e determinação da Central de Regulação Médica (CRO). Serviço: Unidade de Pronto Atendimento (UPA SUL): Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, nº 297 – Perequê-Mirim
Categoria:SP - Vale do Paraíba e região